Buscar

Nota pelada, coberta, ao vivo e gravada. Entenda as diferentes notas do locutor

Uma função no telejornalismo pouca conhecida é a do editor de telejornal. Repórteres e âncoras, como estão na linha de frente, são mais vistos e por isso mais conhecidos, mas por trás das câmeras, há um contingente de profissionais que produzem, montam e exibem o telejornal.

Para editar um telejornal é preciso ter uma equipe de editores: editor-chefe, editor-executivo e editor de texto. Esses profissionais decidem o que vai ao ar e a forma que a notícia será veiculada.

O editor de texto é o profissional responsável pela edição das matérias e textos lidos pelo locutor. Em outras palavras, ele escreve as notas e cabeças do locutor. Há diferentes notas, vamos a elas:

Nota pelada, coberta, ao vivo e gravada, descubra o que é.
  • Nota pelada, nota seca, nota simples, nota

Há redações que chamam de “nota pelada”, outras de “nota seca” ou simplesmente “nota”. Não importa se você trabalha na redação "a" ou "b", a nota é a informação dada pelo locutor e sem nenhuma imagem do fato que está sendo falado. Ela é previamente escrita pelo editor de texto, que recebe a informação da apuração ou de alguma fonte. A partir daí, ele escreve na lauda um texto objetivo para ser lido ao vivo pelo âncora, também chamado de locutor.

  • Nota coberta (gravada)

A nota coberta é a informação lida pelo locutor, mas com a adição de imagens. Neste caso, o editor pode se alongar um pouco mais, dar algum detalhe ou simplesmente ter mais tempo para dar as informações. O editor escreve o texto e pede para o âncora gravar. Na ilha de edição, o editor faz a montagem do texto OFF do âncora com as imagens. 

  • Nota coberta (ao vivo)

A nota coberta ao vivo acontece quando a informação chega durante o jornal e não dá tempo do locutor gravar. Neste caso, o editor de texto escreve o texto e envia as imagens para a edição. O editor de imagens vai montar as imagens na ordem estabelecida na lauda. O âncora lê o texto ao vivo, enquanto que as imagens editadas são exibidas.



Assine nossa newsletter

Este site foi orgulhosamente criado por Pereggrin Comunicação no ano de 2018 - Direitos Reservados
Rio de Janeiro - São Paulo - Goiânia - Brasília - Belém
SSL HTTPS.png