O jornalismo vêm apostando cada vez mais nos conteúdos que buscam uma apuração mais aprofundada e uma edição mais elaborada. O longform se trata de um jornalismo de profundidade, de grandes reportagens e que explora muito bem os recursos multimídia - vídeo, som, fotografia e infográficos. A ideia é agregar todos esses conteúdos para não forçar o leitor a consumir textos longos e cansativos.
Por outro lado, para que este novo formato seja bem recebido é preciso que se crie uma maior conexão com o leitor. Agora o conteúdo criativo e inspirador sai na frente e garantirá que a sua audiência fique até o final com você! Não é a toa que relatórios de permanência do leitor nas páginas e de taxas de rejeição ao conteúdo fazem parte das estratégias de comunicação.
O Longform valoriza a qualidade da produção e nesta época de mudanças por conta do jornalismo digital, vale dizer que o jornalismo de qualidade nunca vai acabar! Então editores, repórteres, profissionais do jornalismo fiquem atentos. É hora de colocar pra fora o seu talento. Sejam criativos e corajosos!