top of page
Buscar

Como ter autocontrole frente às câmeras

Você sabe como controlar o nervosismo e a ansiedade quando precisa gravar um vídeo ou durante uma transmissão ao vivo? Se você fica inseguro nesta hora, eu tenho uma boa notícia para você. Há técnicas que podem ajudar!

Até mesmo quem já domina algumas técnicas, sofre para ter autocontrole nesta hora. O coração dispara, a garganta seca e muitas vezes fica difícil pensar direito. Geralmente, isso tudo acontece bem na hora que a luz da câmera acende e é justamente quando você não pode travar ou gaguejar. Por isso, é muito importante manter o controle e se sentir seguro para fazer um bom trabalho frente às câmeras.

Na minha opinião, você deve se preparar antes de se posicionar frente a uma câmera. Primeiro de tudo, você deve saber bem o assunto que vai falar.  Dominado o conteúdo, agora é hora de pensar em como você vai falar. Pense na forma que você vai falar, quais fatos virão primeiro e siga com esse raciocínio até a conclusão. Pratique, fale alto, ouça e veja se está direito. Ao ouvir o texto em voz alta, você consegue fazer os ajustes conforme vai falando. Além de ajudar a chegar a um texto mais redondinho, vai memorizar um pouco o que pretende falar. 

Feito isso, agora é hora de fazer alguns exercícios para ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse. O primeiro é através da respiração. Nesta técnica, o segredo é inspirar e segurar a respiração por sete segundos. Assim, o oxigênio preenche os pulmões e depois, poderá circular por todo o corpo.

Exercício:


Comece soltando todo o ar que está preso. Depois, inspire pelo nariz e segure completamente a respiração. Agora, comece a soltar a respiração contando até sete. Repita por três vezes.

O objetivo desta técnica é esvaziar o cérebro e relaxar tanto a mente quanto o corpo. Você pode fazer esse exercício de respiração quantas vezes forem necessárias, isso só vai te ajudar a aliviar a pressão.

Uma forma também de aliviar o estresse é zerar o ambiente. Esqueça quem está no estúdio ou na rua, quem está te olhando. Se concentre no que vai falar. Só isso importa!

E por fim, um exercício para a autoestima. Afinal, se você não acreditar em você, quem irá, não é mesmo?  

Exercício:


Pense em um lugar onde gostaria de estar, de preferência um lugar tranquilo!  Feito isso, lembre de uma pessoa importante, seu pai ou sua mãe, seu chefe ou amigo. Agora lembre de algum momento que essa pessoa fez um elogio pelo seu trabalho ou por algo que você tenha realizado. Lembre da expressão dessa pessoa. Fique com essa imagem por algum tempo e tente lembrar o que você sentiu naquele momento. Traga essa sensação para você e guarde. Sempre que puder, lembre do que sentiu na época. Fazendo isso, você estará guardando uma verdade para nunca mais esquecer! Você consegue. Boa sorte! 

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page